top of page

“Uma boa foto tem total influência na decisão de compra do consumidor”

Requisitado pelos mais reconhecidos arquitetos e designers e pelas maiores empresas do setor de arquitetura e decoração do Brasil, o fotógrafo João Paulo Oliveira tem seu trabalho reconhecido país afora.

Fotógrafo João Paulo Oliveira Formado em Design Industrial pela faculdade de Belas Artes de São Paulo e com anos de experiência fotografando nos Estados Unidos, particularmente na ensolarada Califórnia, João Paulo tirou proveito da vasta bagagem para especializar-se em fotos de arquitetura, hotelaria, interiores e imobiliária.


Deck de Cumaru - Coleção Outdoor / Projeto: João Armentano / Foto: João Paulo Oliveira

É também um parceiro de longa data da Neobambu, responsável por algumas das mais belas imagens de nossos exclusivos produtos aplicados em projetos personalizados.

Piso em Carvalho Europeu - Coleção Celta / Projeto: Roberto de Pace / Foto: João Paulo Oliveira Confira a seguir um bate-papo com um dos melhores fotógrafos da atualidade: Neobambu - O que o levou a se tornar um fotógrafo especialista em arquitetura e interiores?

João Paulo - Meu trabalho como fotografo de arquitetura se deu inicio logo na faculdade por intermedio de uma ex-namorada que trabalhava em um escritório de arquitetura e me ajudou com o primeiro trabalho. Como eu cursava Design Gráfico e convivia com arquitetos na faculdade, logo me interessei por arquitetura e interiores.

Deck Timbertech + fachada Cumaru / Projeto Dado Castello Branco / Foto: João Paulo Oliveira


N – Poderia compartilhar os fotógrafos, nacionais ou internacionais e independente do segmento, que mais influenciaram seu trabalho?

JP - Brasileiros seriam Nelson Kon, Cristiano Mascaro, Evelyn Muller, Fran Parente… já os estrangeiros seriam Mike Kelly, Lucien Hervé, Julius Shulman, Yukio Futagawa e outros.

Piso em bambu - Coleção Clássica / Projeto: Roberto de Pace / Foto: João Paulo Oliveira


N – A fotografia arquitetônica é, por si só, uma arte que abriga estilos como a fotografia urbana, a moderna e a publicitária. Como a arte se relaciona com a publicidade e qual a importância de ter conhecimento artístico quando você é chamado a retratar o trabalho de um profissional de arquitetura ou interiores? JP - Todo meu trabalho leva um pouco do conhecimento que aprendi ao logo da vida estudando Design, onde abriu muito meu olhar para as formas, texturas e a luz. Os anos de curso universitário e todo meu interesse por arte ajudam muito no trabalho que faço profissionalmente. Acho fundamental a conexão com boas referências artísticas ao longo da vida para poder assim tentar “formar ”uma boa imagem.

Piso + parede em Carvalho Europeu - Parky Floors / Projeto Andrezza Alencar / Foto: João Paulo Oliveira


N – Como você lida com questões de espaço, iluminação, enquadramento e outros desafios que ocasionalmente surgem em uma sessão de fotos? JP- Começo o dia antes de começar a fotografar, andando pelos ambientes dos projetos e reparando na relação da luz com a casa. O trabalho de fotografia ja começa nessa hora, sem mesmo ter a câmera nas mãos. Assim os enquadramentos vao sendo criados, mas no fim é a luz que vai ditar o caminho para tudo. Acho que o maior desafio do trabalho de fotografia e tentar se conectar com o projeto e interpreta-lo da melhor maneira. Muitas vezes eu coloco fones de ouvido e ouço um pouco de musica para me desconectar do ‘mundo” e me sintonizar com os projetos. Ajuda muito!!! Fica a dica!!!

Deck Timbertech / Projeto: Roberto de Pace / Foto: João Paulo Oliveira


N – Em termos técnicos, existe alguma diferença entre fotografar materiais sintéticos e materiais naturais? JP - Produtos sintéticos não tem a textura e fica difícil mostrar na fotografia o fator orgânico, pois ele não existe. Já o revestimento natural mantém sua textura, criando luzes e sombras que o sintético não consegue atingir.

Piso em Carvalho Europeu - Coleção Celta / Projeto: JT Studio / Foto: João Paulo Oliveira


N – Nessa realidade relativamente recente onde as pessoas são guiadas em diversos aspectos pela força das mídias sociais, qual a importância da imagem e como ela pode influenciar diretamente o processo de decisão de compra? JP - Esse é um ponto muito importante. Vivemos na era da IMAGEM, onde somos bombardeados de fotos e videos o tempo inteiro nas nossas mídias sociais. Uma boa foto feita por um bom profissional tem total influência na decisão de compra para o consumidor. No Brasil ainda não aprendemos a dar o valor devido a fotografia mas em países onde se valoriza o marketing, como nos EUA, o fotografo/a tem papel fundamental no processo e é muito bem recompensado por isso. Sem uma boa foto, nada disso é possível. Nem marketing, nem vendas!

Escada em Carvalho Europeu - Coleção Celta / Projeto: Dado Castello Branco / Foto: João Paulo Oliveira


N – Você costuma ser convidado a fotografar produtos de empresas de destaque inseridos em projetos de arquitetos e designers renomados. Por que é fundamental contratar um fotógrafo profissional para registrar imagens destes espaços mesmo que eu tenha uma boa câmera? JP - Sim, sou contratado muitas vezes por arquitetos/as, grandes designers e muitas empresas do ramo. Acho que em termos técnicos muitos outros profissionais saberiam retratar um projeto, mas não se trata somente de técnicas e sim do olhar e a experiencia em realizar esses trabalhos, faz toda diferença no resultado final. Um trabalho feito por um bom profissional vai valorizar ainda mais o trabalho do Designer, Arquiteto ou mesmo da empresa que o contratou. Não tenho duvidas sobre isso.

Piso em Nogueira - Parky Floors / Projeto: Débora Aguiar / Foto: João Paulo Oliveira

11 visualizações0 comentário
bottom of page