Mass timber põe a madeira como protagonista em grandes projetos
Se conceitualmente a madeira natural é apontada como o material de construção ideal para o futuro, na prática a concepção também está se tornando realidade. Do Brasil à Europa, projetos dos mais variados estilos estão sendo criados com a madeira como protagonista - e colhendo os devidos benefícios. A principal novidade é a propagação do uso da madeira engenheirada, chamada mass timber no mercado internacional, nas estruturas de vigas, pilares, lajes, paredes e outras estruturas da edificação - atuando como um eficaz, versátil e muito mais sustentável substituto ao concreto e ao aço.

Obra com mass timber - Crédito: Cheyne Smith Photography É uma solução que pode ser moldada de acordo com o que pede cada projeto e que oferece uma série de vantagens, inclusive na criação de composições harmônicas e conectadas com o bem-estar junto a revestimentos também de madeira natural. Mass timber A madeira engenheirada, ou mass timber, consiste em placas feitas com madeiras maciças sobrepostas que já vêm com os encaixes e furos necessários de acordo com as necessidades do projeto, ou seja: é um material adaptável a cada situação. De alta qualidade, pode ser utilizado na estrutura ou em sistemas híbridos de edificações com até 40 andares e requer, basicamente, que os profissionais que executam a construção "montem" o projeto com o material pré-moldado. Em relação aos revestimentos internos, podem receber tanto pinturas quanto painéis de acabamentos como já fazemos em estruturas de alvenaria. Sequestrando carbono Um dos maiores benefícios do mass timber é que ele sequestra carbono do ar e ajuda a combater os efeitos das mudanças climáticas - ao contrário do concreto que, em um prédio de 20 andares, emite 1.215 toneladas de carbono na atmosfera. Calcula-se que cada metro cúbico de mass timber tire uma tonelada de carbono do ar.

JK Iguatemi, em São Paulo, com o bambu da nossa Coleção Clássica Na questão dos acabamentos para pisos, painéis e forros, o bambu destaca-se porque, além de reunir as vantagens citadas acima, trata-se de uma planta C4 que faz dupla fotossíntese e é rapidamente renovável.

JK Iguatemi, em Sao Paulo, com o bambu da nossa Coleção Clássica Agilidade e flexibilidade Por ser muito mais leve, prático e, principalmente, moldado às necessidades de cada projeto, o mass timber proporciona muito mais agilidade e flexibilidade na execução do projeto - as peças são desenvolvidas previamente e transportadas, já prontas, para o local da obra. Essa questão da pré-fabricação ajuda muito quando pensamos em acabamentos para paredes, pisos e forros de madeira, já que estarão mais bem-preparados para acabamentos finos.

Cumaru no forro, fachada e paredes - Projeto: Felipe Caboclo / Foto: Leonardo Finotti Resíduos e qualidade de vida O mass timber não só aproveita na própria composição, com extrema eficácia, pedaços de madeira que seriam rejeitados de outra forma, como também gera muito menos resíduos na obra do que o concreto e outros materiais. A própria qualidade de vida dos profissionais envolvidos na obra é beneficiada pelo uso da madeira.

Cumaru no forro, fachada e paredes - Projeto: Felipe Caboclo / Foto: Leonardo Finotti Projetos pelo mundo No Brasil, o mass timber deve começar a ser produzido em escala industrial a partir do segundo semestre deste ano. Na Europa, projetos como o da sede da Sky, em Londres, expõem todo o potencial de uso da madeira engenheirada na estrutura em combinação com a madeira natural na decoração de interiores.

Sede da Sky em Londres - Crédito: Office Snapshots As clarabóias, os pisos e outros elementos do projeto revestidos com madeira combinam-se com a luz natural para potencializar a iluminação e transmitir sensações agradáveis que resultaram até em aumento na produtividade e na satisfação dos colaboradores da Sky com o trabalho.

Sede da Sky em Londres - Crédito: Office Snapshots *Com informações da Exame e da Amata Brasil.