“Floresta conservada é a única garantia de suprimento”: diretor da Triângulo fala sobre preservação
Fundada em 1972, a Triângulo Pisos e Painéis se dedica à fabricação de pisos de madeira estruturada e outros produtos com o material natural. Seus incansáveis esforços para preservar a natureza, sempre inovando nas técnicas de aproveitamento da madeira, fizeram a marca alcançar um patamar sólido de reconhecimento internacional. Não por acaso, é uma das grandes parceiras da Neobambu.

Técnica na Manoa Florestal Pioneira na aplicação de técnicas que minimizam os danos às florestas e uma das primeiras empresas brasileiras a adotar o manejo florestal de impacto reduzido, a Triângulo possui sua própria área de reflorestamento e manejo: a MANOA Florestal, um case de sucesso internacional citado pela ONU na publicação “Casos Exemplares de Manejo Sustentável” e agraciada com a certificação Forest Stewardship Council (FSC). Iniciada em 1983 com a aquisição de 74 mil hectares de floresta em Cujubim, no norte de Rondônia, a MANOA hoje gera 1.100 empregos diretos e indiretos, preserva 177 espécies de flora e ainda abriga e protege 360 espécies de animais. Frutos do manejo sustentável que subdivide a floresta em 30 unidades de produção, utiliza apenas uma por ano e aguarda um ciclo de corte de 30 anos para que a floresta se regenere.

Aves protegidas na Manoa Florestal Confira a seguir uma entrevista com Marcelo Granemann, Diretor Industrial da Triangulo Pisos, explicando como a Triângulo Pisos assegura a procedência sustentável da madeira:
Como é recebida a madeira que vem da MANOA, como ela é separada e quais são os primeiros processos que garantem um produto com alta qualidade?
As madeiras provenientes da Manoa e outros fornecedores são recebidas em formato de tábuas para serem classificadas e armazenadas em grades para secagem. Nesta primeira etapa, o que contribui para que o produto seja de alta qualidade são os critérios adotados pela Triângulo para o recebimento e classificação desta matéria-prima, como por exemplo:
- Levantamento de todo o histórico de origem, inventário da área explorada, plano de manejo e controle de entradas e saídas das serrarias, além das taxas de conversão associada ao material e a licença para o transporte;
- Auditoria anual em campo com os fornecedores de matéria-prima;
- Classificação das tábuas, peça por peça, antes de serem gradeadas. É o primeiro controle de qualidade das madeiras recebidas para um resultado de alto padrão;
- Treinamento dos funcionários para prevenir a ocorrência de não-conformidade e garantir o tratamento adequado ao material. Quais são as políticas internas adotadas para fomentar um mercado mais responsável? E como isso influencia diretamente na performance do produto? “Homem e Natureza em Harmonia”: essa frase define as diretrizes da atividade empresarial da Triângulo. Acreditamos na transparência das operações, permitindo à comunidade vislumbrar os ganhos ambientais e da ética nos negócios, respeitando os clientes, a sociedade e o meio ambiente. Nossos projetos são voltados para a produção responsável de madeira e fabricação de pisos cuja tecnologia reduz o consumo e evita o desperdício. Com esta visão e o conhecimento das peculiaridades da madeira, temos uma fábrica completa com máquinas modernas transformando a madeira de forma racional, minimizando o desperdício e mantendo um alto padrão de qualidade. Qual o posicionamento da Triângulo perante as novas políticas públicas que vêm surgindo em relação ao meio ambiente e como podemos transmitir este discurso ao consumidor? Estivemos muitas vezes à frente do que a legislação brasileira exige, até mesmo pelas exigências das leis do mercado externo, que são bem rígidas. Todavia, buscamos conscientizar nossos clientes que a extração e o comércio de madeira, realizados de maneira responsável, garantem a manutenção das florestas. Uma floresta conservada é a única garantia de suprimento futuro. Atuamos e colocamos esse conceito em prática por meio da Manoa Florestal, que foi uma das primeiras empresas a adotar o manejo florestal sustentável no Brasil e é um exemplo mundo afora. Quais são os documentos e selos que o cliente deve exigir no momento da compra? O cliente pode buscar informações quanto a documentos e integridade do fornecedor através dos agentes regulatórios e que fiscalizam a lei, como MPF (Ministério Público Federal) e IBAMA. A critério de informação: no transporte do piso estruturado de madeira, entre fábrica e revendas, não é exigido o DOF (Documento de Origem Florestal). Quanto aos selos ,o cliente pode buscar saber quais o fabricante dispõe e se está em conformidade. Em nosso caso, o produto tem a certificação do Green Guard Gold e está em conformidade com as normas dos mercados brasileiro e internacional.

Diferença na preservação da Manoa Florestal em comparação com outras áreas não protegidas