top of page

Do tom original ao prateado: reinvente seu projeto sem reformas ou pinturas com a madeira Lunawood

A mesma técnica de termotratamento desenvolvida pela Lunawood sem substâncias químicas ou tóxicas que torna a madeira nórdica mais resistente diante de qualquer condição climática também confere ao material características estéticas únicas – e opções que permitem ao usuário variar a aparência de seu projeto ao longo do tempo.


Quando saem do termotratamento e são colocadas à disposição no mercado, as madeiras Lunawood ostentam um tom de marrom claro particular que chama a atenção pela intensidade e beleza. Com o passar do tempo, a madeira termotratada passa por um processo de oxidação natural que vai lhe conferindo um tom prateado absolutamente exclusivo.

Residência em Midtream Estate, África do Sul: as imagens foram tiradas em um intervalo de dois anos. Projeto: Anthrop Architects / Fotos: NPP, Natasha Dawjee Laurent. Diversos projetos conceituados na Europa, na Ásia e na África já tiram proveito desse atributo especial para, com o passar dos anos, reinventarem-se sem precisar passar por reformar ou pinturas. E o melhor: essa transformação de tons é totalmente opcional e reversível.

Enfermaria na Dinamarca: imagens tiradas entre um ano e outro. Projeto: Sofie Peschardt/ Nordic – Office of Architecture. Fotos: Imarken, Kirstine Mengel.

Liberdade de escolha


O termotratamento por si só já permite que a madeira Lunawood seja instalada e utilizada em seu projeto por anos a fio sem a necessidade de aplicar proteções ou tratamentos na superfície. Se essa for a opção tomada, a madeira termotratada vai adquirir um tom prateado gradualmente ao longo tempo – que varia de acordo com o grau de exposição ao sol e à chuva.

Residência nórdica moderna na Noruega: imagens tiradas em intervalo de um ano. Projeto: Janine Müller. Como é um material totalmente natural e sem nenhuma substância química, os tons prateados variam de régua para régua e criam efeitos estéticos incríveis. Entretanto, se após algum tempo você decidir que deseja sua madeira termotratada de volta ao tom original, basta escová-la com escova de limpeza abrasiva e depois lavar a madeira.


Pronto, sua madeira termotratada recupera o tom de marrom claro de quando foi instalada!

Residência particular na Espanha: imagens tiradas em intervalo de 6 anos. Projeto: Baragaño Architects / Fotos: Mariela Apollonio

Outra opção é não permitir que a madeira termotratada oxide, impedindo que ela ganhe o tom prateado. Para tanto, basta aplicar regularmente um protetor contra raios UV na superfície da madeira - mas lembre-se de sempre seguir o manual de instruções que acompanha os produtos Lunawood!

19 visualizações0 comentário
bottom of page