Cersaie 2022 prova que sustentabilidade protagoniza todos os segmentos da arquitetura e construção
O Salão Internacional da Cerâmica para a Arquitetura e Construção, mais conhecido como Cersaie, teve sua 39a edição encerrada na semana passada em Bolonha, na Itália. Ao longo de 5 dias de exibição, mais de 91 mil visitantes passaram pela mostra no centro de eventos Bologna Fiere.

Crédito: Divulgação Cersaie E o tema que serviu como fio condutor para um dos eventos que mais ditam tendências na construção, na arquitetura e no design mundiais não poderia ser outro que não a sustentabilidade.

Crédito: Divulgação Cersaie Com arquitetos e designers de todos os continentes do globo reunindo-se na região da Emília-Romanha, norte italiano, para expandir o networking e antecipar as principais trends do setor, praticamente todas as conferências e palestras realizadas na mostra buscaram debater formas de aliar tecnologia e design para criar soluções cada vez mais sustentáveis.

Crédito: Divulgação Cersaie
O próprio governador da Emília-Romanha, Stefano Bonaccini, defendeu o uso de energias renováveis durante a conferência ‘Manufaturando cerâmica: sustentabilidade e respostas para a crise energética’: “Temos um plano de três anos envolvendo o investimento de 4 bilhão de Euros e precisamos acelerar a escolha de áreas que podem ser usadas para produzir energia renovável”.

Crédito: Divulgação Cersaie
Já Cristina Faedi, chefe de promoção da Confindustria Ceramica, uma das principais organizadoras da Cersaie, explicou em seu discurso no dia de abertura do evento que “o ponto alto desse ano é a dicotomia e o contraste entre opostos, como o natural e o hi-tech, reinterpretações do passado e interpretações ‘sobrenaturais’ da arquitetura biofílica”.

Crédito: Divulgação Cersaie
Seja no processo produtivo ou na própria execução dos projetos, a edição deste ano da Cersaie mostrou que o sustentável, o natural e o renovável são protagonistas na busca por soluções também no setor de cerâmicas.
Confira mais algumas imagens da mostra:

Crédito: Divulgação Cersaie

Crédito: Divulgação Cersaie

Crédito: Divulgação Cersaie

Crédito: Divulgação Cersaie

Crédito: Divulgação Cersaie

Climatizador de madeira / Projetista: Studio Marco Piva

Cuba de madeira / Projetista: Giovanna Talocci